O que é inclusão de fato?

Data: 17/08/2011 | De: Josefa Aparecida Neri Guido

Nosso trabalho no CEV, tem sido muito árduo, sempre buscando parcerias e novas experiências e desejando atender crianças que necessitem de apoio e atenção. Porém, observamos o quanto é difícil o entendimento desse trabalho de "educação não formal". Ou seja, manter crianças com deficiência e em situação de vulnerabilidade juntas num ambiente acolhedor e estimulante. As propostas sempre nos encaminham para salas com atendimentos específicos (autista com autista), paralisia cerebral com paralisia cerebral...etc.

Professores, estamos trabalhando e brigando há 21 anos para manter uma instituição aberta para todos num ambiente heterogêneo, temos prova que o resultado é bom, pois já trabalhamos dessa forma com ensino infantil e ensino não formal. Porém, precisamos de verba e aí esbarramos na lei que emperra esse fazer constantemente.

Será que estou sendo tão radical ou realmente existe a barreira do preconceito e do desconhecimento que emperra o desenvolvimento da inclusão de fato?

Novo comentário